terça-feira, 5 de outubro de 2010

600 outdoors de puro preconceito


Essa madrugada quando vinha para casa depois de um dia bem cheio, acho que era por volta de 2 horas da manhã, algo me tirou o sono. Não foi um acidente, mas um outdoor! Estava naquele estado de quase dormindo quando me deparei com tal frase: “Em favor da família e preservação da espécie humana. Deus fez macho e fêmea” (!!). A primeira pergunta que meu cérebro sonolento fez foi: mas os seres humanos estão em extinção? Esfreguei os olhos e tentei raciocinar em cima do que ficou martelando em minha cabeça “preservação da espécie humana”, creio que era a única que eu lembrava. Será que o autor estava se referindo à monstruosidade que assola a sociedade? Será que ele queria dizer que estamos perdendo a humanidade? Não demorou muito para que parasse de filosofar, lá estava outro do mesmo. Estampando uma imagem sorrindo do pastor que provavelmente é o criador de tal frase e meu cérebro finalmente registrou-a por completo. Depois de discutir com meu marido a cerca do tamanho do preconceito embutido nesses outdoors e cada um de nós chegarmos a uma conclusão diferente. Estou eu aqui sem conseguir dormir por causa de uma frase! Nossa estou indignada com isso! Já que não consigo dormir vou analisar cada período da já citada frase.

“Em favor da família”

Historicamente a família é composta por pai, mãe e filhos, esse é o regime patriarcal. Ainda temos algumas culturas onde a mulher criava seus filhos sozinha, sem auxilio masculino. Ou em algumas tribos africanas ou aborígenes, aquelas onde a mulher é a chefe da família. A sociedade ocidental é moldada em bases machistas que vigoram desde a Grécia antiga. Hoje temos famílias formadas por uma única mãe, que cuida de filhos de vários pais, temos o homem que cuida do filho sozinho. Então qual o conceito de uma família hoje, em pleno século XXI? Acho que um lar onde tenha harmonia e respeito pode, e deve ser considerado um lar familiar. Que adianta um homem e uma mulher viverem juntos se engalfinhando e transformando os filhos em delinqüentes?

“e preservação da espécie humana”

Essa foi realmente a parte que mais me intrigou... Ao ler toda a mensagem do outdoor percebi que era de cunho homo fóbico, mas tá... Ok.... Daí ele alegar que relações homossexuais podem colocar em risco a espécie humana? Será que esses religiosos acham que quando liberarem o casamento gay vai todo mundo ficar com alguém do mesmo sexo? Quem quer fazer faz, não precisa de casamento para isso não. E outra, Tem muita gente por ai que ainda gosta do sexo oposto. As pessoas possuem direito de escolha, principalmente se querem viver com um homem ou uma mulher. Isso não vai impedir pessoas irresponsáveis de colocar filho no mundo e largar ao “Deus dará” que soa realmente irônico dentro do contexto.

”Deus fez macho e fêmea”

Acho que esse é o período mais ridículo da frase. Certo, Deus nos criou, mas também deu livre arbítrio para escolhermos o caminho que quisermos, e não vai ser uma frase polêmica que vai mudar a escolha de qualquer pessoa. Essa ação só está incitando o preconceito contra aqueles que são diferentes.
Quando busquei no Google a imagem referida para colocar aqui no post, encontrei um site gospel apoiando a iniciativa do pastor Silas Malafaia “Existem movimentos na sociedade e leis perigosíssimas tramitando no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas com o intuito de violentar os princípios cristãos”. Leis perigosíssimas?!? Esse pequeno trecho me fez ficar ainda mais assustada. O Brasil é um país cristão, isso todos sabemos, mas existe uma gama de religiões: afro-brasileiras (que são muito respeitadas lá fora), asiáticas, isso sem falar nas tradicionais judaica e mulçumana. Sou cristã, sou católica. E pelo que sei cristo veio ao mundo para salvar aqueles que o aceitavam de livre e espontânea vontade. No entanto todos sabem que já tivemos eventos vergonhosos na história da religião. Primeiro os cristãos eram os caçados, depois os cristãos começaram a caçar... Primeiro judeus, depois mulçumanos e finalmente a parte mais marcante: a inquisição, a busca pelos hereges!
É isso que estou vendo se repetindo, um fanatismo religioso perigoso e não as leis que tramitam no congresso. As massas são guiadas pelos padres, pastores, bispos, seja lá o que for. E se estes pregarem o ódio em vez do amor, o preconceito em vez da compreensão, vamos acabar com novas fogueiras em praça púbica.
Já que o tema é constituição de família, liberem logo o casamento gay e permitam que esses casais adorem uma das muitas crianças que estão por ai, nas ruas ou em orfanatos, passando fome, maus tratos e toda sorte de violência moral e física. Ao permitir que uma criança cresça nesses ambientes talvez sim seja um risco a preservação da espécie. Seria bom se colocasse no lugar dessas frases do outdoor a seguinte: “Em favor da família e da preservação da dignidade. Adote uma criança. Deus verá seu ato de bondade”

3 comentários:

Félix Maranganha disse...

Acho que estava na hora de passarmos por isso. Muitas vezes, o mundo precisa de uma sacudida violenta para acordar para determinados problemas sociais. Se não fosse o holocausto, não teríamos nos apercebido de como a humanidade é preconceituosa. Se não fosse Gandhi, não perceberíamos o quanto somos violentos. E por aí vai!

Nai disse...

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos está escrito que todos tem direito a expressar suas opiniões, crenças, religiões, etc. Há algum tempo eu vi um autdoor com um casal homossexual dizendo que Deus não condena o homossexualismo, não rendeu tanto ódio nos cristãos como esse do Silas Malafaia está gerando. Eu não sou fanática e sempre vejo mensagem a favor da não discriminação, do não preconceito, e concordo com todas. Mas se todos podem expressar suas opiniões porque Silas Malafaia, e não só ele, mas todos que não concordam com determinada prática, não podem também? Vivemos em uma sociedade democrática, não é? Além do mais, Silas Malafaia não prega o ódio (não se pode querer resumir tudo o que ele pensa e acredita só depois de ter visto um autdoor). Quem assiste não só na TV, mas na prórpia igreja, suas pregações vê muito bem que ele prega o amor. Ele ama à todos, mas não acredita em determinadas práticas como certas. Se uma pessoa tem um filho e não concorda com sua prática ela não o odeia por isso, mas tem o direito de discordar do seu comportamento.

Jesus Afonso do Amarante disse...

Olha, só o que tenho a dizer a respeito desse outdoor é o seguinte. A prática preconceituosa, isto é, o preconceito não pode vir acobertado pela ideia de liberdade de expressão. Esta, sim, deve ser expressa dentro dos limites da dignidade da pessoa humana e do direito em geral. Não posso sair por aí manifestando minhas ideias contrárias a determinada raça, cor, religião, SEXO, nacionalidade, idade, dentre outras, simplesmente com o argumento de estar manifestando a minha liberdade de expressão.